A técnica de remar um caiaque é simples e vamos descrever seus conceitos que permitem ao iniciante desfrutar com pouca prática o controle do barco.
1. Como segurar o remo
Segure o remo, pelo cabo, com as duas mãos e mantenha sempre estas posicionadas á mesma distância das pás. As mãos devem estar voltadas para frente, de forma que ao segurar o remo as costas das mãos estejam voltadas para você. Para saber a posição onde deve ser segurado o remo em relação as pás é necessário lembrar que isto deve ser feito de forma a não aproximar ou não afastar excessivamente as mãos. Uma forma de testar isto é a seguinte: segurando o remo com as duas mãos apóie o cabo do remo na sua cabeça e veja, nesta situação o ângulo que seu antebraço e braço estão fazendo. Este ângulo deve ser 90 graus, aí o remo estará bem posicionado.
2. Como remar
O movimento de remar consiste em colocar uma das pás na água à frente do barco de um de seus lados e arrastá-la para trás, puxando a água.
Importante: A face côncava da pá deve ficar sempre voltada para trás. Convém acompanhar com o olhar a translação da pá até fazer este movimento naturalmente. Iniciar o movimento colocando a pá na água o mais para frente que puder (inclinando o tronco para frente) e tire a pá da água o mais para trás possível (girando o tronco). uma vez terminada a remada de uma pá deve-se iniciar a colocação da outra pá na água.
Para fazer este movimento proceda da seguinte forma: inicie a remada escolhendo a pá que corresponde ao seu lado mais hábol, ao terminar a remada deste lado, não solte a mão do remo (importante), apenas gire este pulso para cima virando o cabo do remo. A mão menos hábil deve segurar o remo mas deve permitir que ele gire (quando o punho da outra mão girar o cabo). Aí pode-se colocar o remo na água do lado menos hábil, ao terminar a remada deste lado, não solte a mão do remo (importante), apenas gire este pulso para cima virando o cabo do remo. A mão menos hábil deve segurar o remo mas deve permitir que ele gire (quando o punho da outra mão girar o cabo). Aí pode-se colocar o remo na água do lado menos hábil, observando que a pá esteja posicionada virada para trás (se você tiver feito o movimento da virada para cima do punho a pá ficará automaticamente na posição correta de remar). Treine um pouco esta troca de lado de remada, fora da água até fazer um movimento uniforme e contínuo.
3. Como remar reto e como girar o barco
Quanto mais vertical for a posição de seu remo no movimento de arrastar a água mais reto andará seu barco. A alternância de remada de um lado e do outro permite que você consiga andar na direção desejada.
Para fazer o barco virar a direção ou corrigir a trajetória quando você quer andar reto a técnica consiste em fazer uma remada chamada varredura. Quanto mais horizontal, isto é, quanto mais na superfície da água ao lado do barco for o movimento da pá mais a proa (frente) do caiaque virará e mudará de direção. Explicando de outra forma: faça a pá do remo raspar a a água bem afastada do caiaque e esticando os braços. Isto é uma varredura. Se quiser corrigir apenas um pouco a direção do barco reme numa posição intermediária entre a vertical e a horizontal. Pratique inclusive remando em varredura apenas de um lado, você conseguirá girar o barco 180 graus.