Como escolher um Caiaque
Antes de mais nada é necessário enfatizar que não há um modelo que atenda a várias características simultaneamente. A rigor cada objetivo impõe uma característica própria, daí a escolha deve priorizar algum aspecto. Colete salva vidas é um acessório sempre obrigatório.
Aspectos e objetivos que cada barco pode atender
|
|
Para exemplificar o que foi dito acima não é possível ter um caiaque que seja ao mesmo tempo veloz e manobrável ou estável.
Barcos para a canoagem de lazer
Estes barcos devem priorizar facilidade de remar, conforto, segurança e praticidade.
Caiaque aberto
A principal característica deste tipo de caiaque é que o remador não entra dentro do mesmo. É como se fosse uma prancha em cima da água e o canoísta fica sentado em cima do caiaque. Isto faz com que o caiaque seja muito fácil de subir, mesmo em locais aonde não dá pé e principalmente torna o caiaque muito seguro, pois não afunda, mesmo virado. Estes barcos devem ser curtos (menos que 3,00m) e largos (mais que 0,65m) para serem estáveis. Adaptam-se, com facilidade a qualquer situação de água, até um nível grau 2 (no máximo) para rios caudalosos. A maior parte dos modelos são auto-drenáveis, pois tem furos para esgotar a água que entrar na parte de cima, isto é no barco. Estes caiaques são, muito recomendados para o remador iniciante ou aquele que quer dar um passeio tranquilo sem preocupação de velocidade ou então aquele usuário que pretende ficar confortávelmente sentado admirando a paisagem ou pescando ou queira levar um equipamento de mergulho ou fotografia.
Os modelos em plástico podem até enfrentar corredeiras leves. Estes caiaques foram os responsáveis pela popularização da canoagem no Brasil, princopalmente depois da introdução dos caiaques em polietileno fabricados pela Caiaker.
Caiaque de turismo
Estes caiaques são fechados e tem, em geral comprimento maior que 3,5m. São caiaques destinados a quem pretende empreender pequenas expedições ou passeios mais longos. Eles são confortáveis, mas exigem alguma experiência e habilidade, em especial para subir nele e esgotar a água em caso de inundação interna. Quanto mais compridos e de formas degalgas menor sua resistência ao deslocamento na água e maior sua velocidade; porém os barcos finos são mais instáveis exigindo maior equilíbrio do remador e não sendo adequados, consequnetemente para águas agitadas ou ondas.
Caiaques de corredeira
São barcos de lazer, mas para serem usados em águas brancas, isto é, rios com ondas, pedras, redemoinhos, refluxos e outros movimentos em turbilhão exigem experiência e prática do canoísta. Como são feitos para resistir a impactos com pedras no fundo de rios e mar são sempre feitos de material plástico, não sendo adequados os caiaques de fibra. Há uma grande variedade de tipos de caiaques de corredeira, mas quase todos são barcos curtos (de 2,5 a 3,2m), com grande manobrabilidade e formas de proa e popa levantadas. Os modelos mais usuais, usados para descer rios, tem formas de grande volume (cheias), na proa e popa. Os canoístas que querem fazer acrobacias nas ondas dos rios, ou seja, ficar brincando em trechos do rio, controlando seu caiaque para fazer piruetas, empregam barcos com pequeno volume, isto é, formas mais degalgas e baixas especialmente na popa. Estes caiaques podem ser usados em outras situações e tem mostrado boa performance para descer ondas do mar como uma prancha de surf. Estes caiaques tem acessórios de segurança para prever as possibilidades nos rios: flutuadores em forma de paredes montados internamente ao casco na proa e popa e que aumentam a resistência ao impacto do barco, finca-pés robustos, apoios de joelho e de coxas para o canoísta ficar mais “vestido” no caiaque e outros.
Caiaques de expedição
São barcos especialmente previstos para grandes travessias no mar ou rios. São barcos que dispõe de compartimentos para guarda de bagagem recomendados para estas situações específicas. As mesmas características descritas acima podem ser encontradas nos caiaques duplos que acomodam duas ou mais pessoas e que são em geral concebidos com a mesma finalidade que os modelos para um canoísta, mas tem capacidade e espaço para comportar 2 assentos de forma que os dois usuários remem.
Barcos para canoagem esportiva de competição
Caiaques de velocidade
São denominados K1. São barcos muito finos, com comprimento de 5,2m, formas, hidrodinâmicas para diminuir a resistência e leves (12 kg). São barcos muito instáveis.
Caiaques de Slalom
Também são chamados de K1-Slalom, são barcos de 4,0m de comprimento, muito largos para serem estáveis, com proa e popa afinados e com grande manobrabilidade. São barcos muito específicos para as condições das competições desta modalidade. O canoísta deve passar entre balizas em um trecho de rio no menor tempo possível com penalidades em tempo para aquele que perder uma baliza ou esbarrar nela.
Caiaques para Caiaque-Pólo
São barcos de 3,0m de comprimento e que tem formas arredondadas e biqueiras na propa e popa, por regras de segurança para a prática do jogo de caiaque-polo, pois podem ocorrer choques entre caiaques. Tem grande manobrabilidade. O jogo de Caiaque-Pólo consiste em arremessar uma bola num gol montado a 2m de água, numa piscina de 35m, sendo 5 jogadores para cada time, movimentand-se nos caiaques. Joga-se a bola com a mão, usando-se o remo para se locomover.
Caiaques de Descida
São feitos para descer velozmente rios com corredeiras. Tem 4,5m de comprimento, 0,60m de largura e um grande volume na proa para furar as ondas. As competições são realizadas em rios de corredeiras e consistem em descer um trecho de cerca de 5km no menor tempo.
Caiaques de Maratona
Emprega-se o mesmo caiaque K1 de velocidade. As provas são de longos percursos, cerca de 10km e trechos onde se deve carregar o caiaque por terra.
Caiaques de Oceânica
São barcos velozes mas com maior estabilidade que o K1. Tem mais de 5m de comprimento. Para enfrentarem ondas e marolas tem um perfil longitudinal com a proa e popa bem levantados. As provas são longas travessias, cerca de 20km ou mais em trechos demarcados por bóias, sempre no mar.
Caiaques para canoagem em ondas (Wave Ski e Kaiak Surf)
São feitos para descer ondas realizando manobras sobre as ondas como no surf tradicional. Tem comprimento de cerca de 2,5m, formas chatas no fundo e em geral, largas. Adotam-se as mesmas regras de pontuação do surf, analisando-se a dificuldade da manobra executada pelo canoísta ao descer da onda.